Ato no Rio combate comemoração militar do golpe de 64

Posted on 26/03/2012

0


No vídeo abaixo, o cineasta Silvio Tendler convoca a população para um ato, no Rio de Janeiro, contra a comemoração do golpe de 64. O protesto acontecerá nesta quinta-feira (29), em frente ao Clube Militar, na Cinelândia, a partir das 14h.

A manifestação ocorre na mesma hora e local em que os militares pretendem  "comemorar" o que eles insistem em chamar de "revolução" de 31 de março de 1964 – que inaugurou um dos períodos mais negros da história do Brasil, a ditadura militar.
Desde o último ano, a presidente Dilma Rousseff determinou o fim desta celebração nas Forças Armadas. Mesmo assim, os militares distribuíram convites para o ato, chamado por eles de “1964 – A Verdade”.
O evento dos militares desta quinta ocorre um mês após o lançamento de um manifesto em que eles cobram da presidente uma postura contrária à Comissão da Verdade e à revogação da Lei da Anistia. Entre seus painelistas está o general Luiz Eduardo Rocha Paiva.  
Na contramão dos anseios do povo, o militar já deu declarações contra a Comissão da Verdade, além de sugerir que Dilma Rousseff seja convocada a depor sobre atos da organização política de esquerda VAR-Palmares, da qual ela fazia parte na época da ditadura.
No vídeo, Tendler fala um pouco sobre o que representou o golpe de 64 para o país, lembrando assassinatos, torturas e desaparecimentos. "É inadmissível que exista gente que ainda hoje pretenda comemorar o golpe de 64. É inadmissível que se usem espaços públicos para comemorar a implantação de uma ditadura que destruiu uma geração inteira do país", diz ele.
"Convoco todas as pessoas com ideias democráticas a se encontrarem na frente do clube militar para manifestarem seu apreço pela liberdade, pela democracia e pelo direito de expressão", conclama o cineasta.
Serviço
Ato contra a comemoração do golpe de 64
Dia 29/03/2012 (quinta feira)
Local: Em frente ao Clube Militar, na Cinelândia.
Av. Rio Branco, 251 – Rio de Janeiro
Horário: 14 horas

Extraído do portal Vermelho – ultima atualização em 26/03/2012

Anúncios