Obama e Sarkozy criticam duramente Netanyahu em conversa confidencial

Posted on 09/11/2011

0


Conversa, ocorrida no G20, teria vazado acidentalmente para a imprensa

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e o da França, Nicolas Sarkozy, criticaram duramente as atitudes do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em uma conversa confidencial no último dia 3 de novembro, revelada agora pelo site “Arrêt sur images”.

Tudo começou quando Obama reprovou Sarkozy, em um encontro entre os dois durante a cúpula do G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes, em Cannes, pelo fato dele não ter advertido que a França iria votar a favor do ingresso da Palestina na Unesco em 31 de outubro, publicou o "Arrêt sur images".

Depois da cobrança, a conversa derivou para Netanyahu, sobre quem o presidente francês falou: "não posso nem vê-lo, é um mentiroso". Obama complementou: "se você está farto, imagina o meu caso, que preciso tratar com ele todos os dias".

Em continuação, Obama pediu a Sarkozy que pedisse aos palestinos que moderassem sua posição para reivindicar a entrada na ONU.

De acordo com o site, essas palavras foram interceptadas por um erro da organização do G20 ao menos a seis profissionais que aguardavam a coletiva dos dois líderes ao fim da reunião.

Os jornalistas receberam equipamentos para ouvir a tradução da entrevista coletiva, mas ao invés disso ouviram a conversa entre Obama e Sarkozy.

Após o episódio, os jornalistas com acesso ao áudio decidiram não utilizar as informações por não terem conseguido gravá-las. Eles temiam também que a divulgação das mesmas pudesse levar a pensar que eles planejaram uma armadilha para obtê-las, de acordo com diversas fontes apuradas pelo site que as revelou.

"Arrêt sur images" é um site especializado nos bastidores da imprensa e, especialmente, sobre a decodificação de seus conteúdos. A origem é um espaço com o mesmo título que saiu da programação da TV pública francesa em meio a uma grande polêmica.

Extraído do sítio Opera Mundi – ultima atualização em 09/11/2011

Anúncios