Anistia Internacional quer que o Canadá prenda Bush por abusos

Posted on 13/10/2011

0


A organização não governamental (ONG) Anistia Internacional pediu ao governo do Canadá que prenda e abra um processo judicial contra o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush (2001-2009). No próximo dia 20, Bush estará no Canadá. Para a organização, o ex-presidente norte-americano deve ser responsabilizado por vários crimes cometidos contra o direito internacional.

O pedido, por escrito, foi encaminhado às autoridades canadenses. “O Canadá deve cumprir suas obrigações internacionais e prender e processar judicialmente o ex-presidente Bush por sua responsabilidade em crimes contra o direito internacional, incluindo tortura”, disse a diretora da Anistia Internacional para as Américas, Susan Lee.
Para a organização, as acusações estão relacionados ao programa desenvolvido pelo serviço secreto dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é CIA) no período de 2002 a 2009, envolvendo tortura e tratamentos cruéis, desumanos e degradantes. Segundo a Anistia Internacional, Bush foi o responsável pela autorização do uso de “técnicas reforçadas de interrogatório”, incluindo simulação de afogamento.
Com agências

Extraído do sítio Vermelho – ultima atualização em 13/10/2011

Anúncios