China faz duras críticas aos EUA por rebaixamento de nota da dívida

Posted on 06/08/2011

0


A China fez duras críticas neste sábado (06/08) aos Estados Unidos por conta da crise financeira que o país enfrenta. As reclamações vieram um dia depois da agência de classificação de risco Standard and Poor’s rebaixar a nota da dívida americana de AAA para AA+.
As críticas foram feitas em um editorial publicado pela agência oficial chinesa Xinhua. O rebaixamento da nota, segundo a publicação, é "uma fatura que os Estados Unidos devem pagar por sua própria dependência quanto ao endividamento e por suas brigas políticas sem visão de futuro em Washington".
Leia mais:
Para EUA, agência que rebaixou nota da dívida cometeu erro de US$ 2 trilhões em seus cálculos
Pela primeira vez, agência rebaixa nota da dívida dos EUA
Mais de seis décadas depois, dívida pública dos EUA volta a superar o PIB
Senado aprova acordo para elevar teto da dívida e EUA evitam calote
O país asiático é o principal credor dos Estados Unidos e 70% de suas reservas em moeda estrangeira são em dólares. Além das críticas, os chineses exigem segurança dos seus ativos em dólares.
"A China tem todo o direito agora de reivindicar aos Estados Unidos que corrijam os erros estruturais de sua dívida e garantam a segurança dos ativos em dólares da China", destacou o editorial, que ainda recomendou "supervisão internacional" sobre o dólar.
Por fim, a publicação destacou ainda que os Estados Unidos terão de fazer cortes na "gigantesca despesa militar", além de diminuir os custos do novo sistema de previdência social universal, caso não queira ver a nota rebaixada mais uma vez.

Extraído do sítio Opera Mundi – ultima atualização em 06/08/2011

Anúncios