Não estamos sós: Professores da Costa Rica convocam greve geral

Posted on 23/06/2011

0


Sindicatos ligados a educadores da Costa Rica convocaram uma greve geral para a próxima terça-feira (28) por conta da trimestralização do calendário escolar e do corte no orçamento do Ministério de Educação Pública.

A medida prevê que as nove semanas de férias dos docentes sejam feitas em três ciclos do período letivo. Dessa forma, o tempo de descanso continua o mesmo, o que muda é sua distribuição.
Segundo a Associação Nacional de Educadores (Ande), uma das organizadoras do protesto, "esta proposta aumenta a sobrecarga de trabalho" dos professores, o que provoca "cansaço, desgaste físico e mental". Para eles, as medidas "não representam um avanço de qualidade da educação".
Para a Associação de Professores do Ensino Secundário (APSE, na sigla em espanhol), a reforma não trás nenhum benefício concreto para o sistema educativo do país, "pelo contrário, agravaria os problemas já existentes em nossas escolas e colégios".
A respeito da diminuição do orçamento, as entidades descontentes consideram que a medida afetará itens sensíveis do sistema escolar, como a infra-estrutura e a contratação de novos professores.
Fonte: Ansa

Extraído do sítio Vemelho – última atualização em 23/06/2011

Protesto de estudantes no Chile pede por ensino público e gratuito no país

Uma manifestação que contou com dezenas de milhares de estudantes provocou conflitos em Santiago, capital do Chile, nesta quinta-feira (23). Os protestantes reclamavam de mudanças no sistema de ensino local, após uma nova lei aprovada pelo governo do presidente Sebastián Piñera.

Os estudantes defendem educação pública e gratuita no país. Eles acusam o governo de privatizar a rede de ensino e pedem por mudanças legislativas. Só na capital, estima-se que 50 mil pessoas participaram dos protestos. No país, o número pode ter chegado a 100 mil, segundo agências de notícias.

*Com informações das agências de notícias Reuters e France Presse

Chile protesto 1 (Foto: Ivan Alvarado / Reuters)Policiais agridem estudante no Chile. (Foto: Ivan Alvarado / Reuters)

Chile protesto 2 (Foto: Claudio Santana / AFP Photo)Estudante chuta lata de gás no Chile nesta quinta-feira (23). (Foto: Claudio Santana / AFP Photo)

Chile protesto 3 (Foto: Ivan Alvarado / Reuters)Protestos na capital chilena reuniram até 50 mil pessoas, dizem agências. (Foto: Ivan Alvarado / Reuters)

Extraído do sítio G1 – última atualização em 23/06/2011

Anúncios