Sobre a manifestação dos bombeiros, ontem no Rio

Posted on 05/06/2011

0


Bombeiros pertencem à corporação militar mais identificada com a população civil. Respeitada, reconhecida como heróica, a corporação carioca tem passado pro dias de turbulência que atingiram o ápice ontem e hoje pela manhã.

Tudo começa com a invasão do Quartel-General do Corpo dos Bombeiros da Rio de Janeiro, no Campo de Santana, centro da cidade. De uma manifestação que começou na Assembléia Legislativa (Alerj) e deveria terminar em frente do quartel central, rapidamente se transformou num tumulto que levou à invasão do quartel.

Na manhã de hoje, cerca de 400 pessoas, ente elas algumas mulheres e crianças, que ainda ocupavam o quartel central, se viram cercados pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PM/RJ. No confronto que se seguiu, com lançamento de bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral, foi realizada a desocupação da unidade e prisão dos participantes do movimento.

Segundo o (des)governador Sérgio Cabral, todos serão processados administrativamente e, dependendo do Ministério Público Estadual (MP/RJ), criminalmente.

Bom, sempre apoiei e participei de movimento reivindicatórios dos servidores estaduais, particularmente dos professores. Mas ainda estou abismado com a falta de tato das lideranças do movimento dos bombeiros. Foi ingenuidade? Arroubo da inexperiência? Ou, simplesmente, uma criminosa manipulação política, como disse o (des)governador em sua entrevista coletiva?

Será que essas lideranças não perceberam que estavam cometendo um suicídio político? Ou queriam virar mártires?

Não poderiam ter apenas parado todo o transito no centro do Rio e bem na hora do rush? O efeito seria o mesmo, mas os riscos para os participantes seria menor.

E se os seguidores desses Líderes(???) forem demitidos? Quem irá ajudá-los nesse nova e terrível fase da vida? (Lembro que a demissão se dá por “bem do serviço público” – a justa causa dos funcionários públicos).

Que me perdoem os companheiros de luta, mas não posso, em sã consciência, apoiar uma lambuzada dessas!

Anúncios