1984 na vida real.

Posted on 18/09/2009

0


big-brother-765717

Uma da minhas maiores preocupações é a manutenção da liberdade individual. O direito à privacidade é requisito fundamental nas verdadeiras democracias.

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é um romance de ficção escrito por George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair), publicado em 1949 que retrata o cotidiano de uma sociedade totalitária.O título resultou da inversão dos últimos dígitos do ano em que foi escrito, 1948. Na narrativa surge a figura, aparentemente simbólica, do Big Brother (grande irmão), ditador da Oceania. Os cidadãos são vigiados par câmeras espalhadas por todos os lugares, incluindo o interior das residências. Orwell foi um dos primeiros ocidentais alertar as pessoas sobre as tiranias.

Mas o que tem a ver o romance com o mundo atual? Um do graves problemas nas cidades é a violência. Em que pese o combate tradicional, usando a força policial, é cada vez maior o número de pessoas e governantes adeptos do uso de câmeras de vigilância sob a alegação de que elas desmotivariam a ação dos bandidos e permitiriam a identificação de culpados no caso de algum crime acontecer. O problema é a privacidade do cidadão comum. Conforme o número e a tecnologia das câmeras aumenta, menor é a privacidade da pessoa ou, em outras palavras, menor é a liberdade individual. Em um futuro próximo, o uso desenfreado deste tipo de vigilância pode descambar para o controle social. E parece que essa é mesmo a pretensão do poder. foi aprovado no Congresso Nacional o número único nos documentos. Ou seja, documentos como RG, CPF, Carteira de Motorista, passam a ter o mesmo número. Muitos irão pensar “finalmente um único número para guardar”, mas se esquecem do fato de o número único permite que a receita federal e estaduais, por exemplo, possam monitorar todas as nossas atividades, desde a compra de alimentos em supermercados e até o “pulo de cerca” dos amantes. Basta usar o cartão de crédito.

Está mais do que na hora da sociedade abrir seus olhos, antes que seja tarde

Anúncios
Posted in: Liberdade