O ENEM

Posted on 30/04/2009

0


Saiu mais um resultado do Enem (o Exame Nacional do Ensino Médio) e mais uma vez a educação pública chama a atenção pelos resultados catastróficos, em especial no Estado do Rio de Janeiro. Das cem piores avaliações em nosso estado, nada menos que 96 são de escolas públicas. E pior, o resultado medíocre demonstra que as escolas estaduais estão colocando alunos cada vez menos qualificados no mercado. O que será desse pessoal no futuro?

Hoje estamos vivendo a transição para uma sociedade em que deter a informação será o mais importante. Para se viver nessa sociedade da informação, o conhecimento será mais que necessário, será essencial na conquista de melhores postos de trabalho. Entretanto o vivenciamos hoje nas escolas é a desqualificação do conhecimento. Cada vez mais os alunos se mostram incapazes de interpretarem textos e realizarem operações básicas em matemática. Se hoje, somente com o nível básico de instrução a pessoa só consegue empregos de pouca remuneração, imagine daqui a trinta anos, quando muitos desses empregos irão se extinguir e os novos exigirão um alto nível de conhecimento.

A continuar assim, estaremos condenando as futuras gerações à miséria e sua consquente exclusão dos benefícios da nova sociedade.

Anúncios
Posted in: Uncategorized