Choque de ordem!

Posted on 19/03/2009

0


Venho lendo alguns comentários postados o Blog do VQ sobre o “choque de ordem” promovido pela prefeitura em Valença. Choque de ordem por si só não resolve problema algum. Claro que é necessário, pois não podemos aceitar que comerciantes e outros ocupem indevidamente os lugares públicos, seja durante a semana, seja no final de semana.

Entretanto, temos que analisar os efeitos dessa proposta sobre os centros turísticos de Valença, especialmente Conservatória. Bares com mesinhas na calçada não são necessariamente charmosos – na verdade muitas vezes atrapalham os passantes. Não podemos pensar que meu direito está acima de o de outra pessoa. Calçadas foram feitas para os pedestres e não para mesas de bar, carros, bicicletas e outras coisas mais. Ainda me lembro que um belo dia tomando cerveja quente com tira-gosto frio no Bar da Galinha, observei que estavam fechando a entrada do Bairro de Fátima com cavaletes e comentei com parentes que achava aquilo um absurdo. A resposta que eu obtive foi: “eu não me importo, afinal não moro aqui mesmo”. Depois dessa, dei um jeito e me mandei. A história mostra como certas pessoas não se preocupam com o bem comum, mas são capazes de protestar quando pisam no seu calo. Nada mais normal. O ser humano é biologicamente egoísta.

Creio que temos de normatizar o uso de locais públicos pelo comércio local, sempre levando em conta o interesse maior da população. Talvez fosse importante que blogs que tratam de Valença promovessem uma debate, cujas conclusões seriam sintetizadas e levadas a título de colaboração à prefeitura e à câmara. De minha parte estou pronto a colaborar.

Posted in: Uncategorized