O que mudar em Valença? (2)

Posted on 18/03/2009

3


No post anterior, mostrei  as condições necessárias para que pudéssemos ter de volta as indústrias texteis (não que eu ache isso fundamental para nosso desenvolvimento econômico). Uma delas, a qualificação profissional, é importante para que os trabalhadores dessas empresas sejam valencianos de origem.

Para qualificar profissionais em massa é preciso escolas técnicas. Sabe-se que o governo federal vem ampliando o número de escolas técnicas, particularmente as CEFETs, e que pelo menos 12 novas unidades deverão ser construídas no Rio de Janeiro. Também conhecemos o interesse de pessoas, grupos sociais e da prefeitura em trazer pelo menos uma dessas novas ETs para Valença. Preocupante é o fato de que não tivemos até agora um debate público sobre os possíveis cursos a serem ministrados numa eventual CEFET-Valença. Preocupante, porquê?

As novas CEFETs estão sendo instaladas de acordo com possibilidades econômicas dos municípios e regiões de influência. No caso específco de Valença, seria de se esperar cursos nas áreas rurais(agropecuária, zootecnia, etc.), turismo rural e ecológico, tecnologias de ponta, e por aí afora. Entretanto, só ouvimos falar em trazer uma CEFET, mas qual (me perdoem a redundância) CEFET? Precisamos de um projeto de escola técnica de acordo com nossas necessidades. Temos de ter um plano de viabilidade econômica para assim propormos cursos para a eventual ET. Dar-lhes infraestrutura (prédios, salas, laboratórios, etc.) e assim por diante.

Precisamos de um plano de ação, sério, transparente e popular.

E você deseja mudar algo em Valença? Então, participe entre na discussão.

Até a próxima.

Anúncios
Posted in: Valença