O que mudar em Valença?

Posted on 17/03/2009

0


Recentemente propus na comunidade orkut do Valença em Questão (VQ) um tópico sobre o que queremos mudar em Valença. Até a manhã de hoje ninguém havia colocado alguma sugestão. Pode ser que o valenciano em si não queira mudar ou tenha medo das possibilidades que as mudanças em uma sociedade trazem. Por isso mesmo, estou tomando a liberdade de analisar um fato – a qualificação profissional de nossos jovens.

Sempre que escuto algum debate na rádio – nesse caso a Alternativa – sobre geração de emprego, ouço a tradicional proposta de criação de um polo textil em Valença. Lembram, os debatedores, que a cidade já teve fábricas texteis de grande importância e que poderíamos retornar à antiga economia se instalarmos novas fábricas de pano e roupas em nossa cidade. É preciso destacar que Valença é sede do polo de confecções do Vale do Paraíba fluminense, que reúne, me parece, cerca de 700 pequenas empresas de confecção espalhadas por Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Barra Mansa e Volta Redonda.

A ideia do polo textil é viável, desde que se leve em conta algumas variáveis: (1) logística – um problema sério, afinal além de estarmos relativamente longe de duas rodovias importantes (a Dutra e a Rio-Juiz de Fora), nossa estrada encontra-se em péssimo estado de conservação no trecho de Valença até Piraí. É preciso que prefeitos e o governo do Estado recuperem a estrada; (2) qualificação de nossos trabalhadores – esse é um problema crucial, enfrentado por qualquer cidade que pretende atrair um empreendimento industrial. A verdade é que as empresas texteis de hoje usam máquinas para as quais temos poucos ou nenhum trabalhador qualificado. Muitos poderão dizer que temos sim, aqueles que trabalharam na Ferreira Guimarães (FG) e foram dispensados. O problema é que analisando os fato,tirados os possíveis desmandos administrativos, a FG está tecnologicamente ultrapassada e, por tabela, seus trabalhadores também.

No próximo post, vou propor soluções para o problema da qualificação profissional. Até lá.

Anúncios
Posted in: Valença